sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Primeiro Ano, Olhos Coloridos

Oi gente, 

analisamos em sala alguns gêneros musicais, né!? 

Começamos com o Funk Norte-Americano e ouvimos a música  ''Olhos Coloridos''. Sobre isso, respondam esse item:

''A música ''Olhos Coloridos'' pertence ao gênero musical chamado funk.''

Depois eu coloco a resposta nos comentários (me lembrem...)

Galera, é importantíssimo vcs entenderem o que é o funk, a gente não vai ter tempo de ficar analisando ponto por ponto em sala, por isso leiam o que eu colocar aqui, ok? Achei dois textos bem legais que falam sobre o funk e curtinho, então, leiam:  


Nesse texto 2 tem uma coisinha que eu não gostei muito, eles colocam o funk norte-americano e o funk carioca como sendo o mesmo estilo. Mas são estilos diferentes.Na década de 70, o funk chega ao Brasil e era tocado em bailes dançantes, mas na década de 80 um estilo chamado Miami Bass começou a influenciar o funk feito no Brasil e dando origem ao funk carioca. Na verdade, acho que foi isso que o texto quis dizer, mas não ficou tão claro então achei melhor esclarecer antes de vcs lerem.


O bom desse texto 2 é que ele fala do grupo ''funk como le gusta'' (que cai no PAS) e traz um exemplo, ouçam é bem legal.    

Agora que vcs já sabem tudo sobre funk, analisem com carinho a música. Espero que vcs passem a gostar de funk. Musicalmente falando é muito rico e é muito gostoso de ouvir.

O PAS pede assim a música:

(Olhos coloridos, Macau, nas versões de Sandra de Sá e do grupo Funk como le gusta)

Quem Macau?
Resposta: O compositor da música. Sobre ele: compositor e interprete, Macau consagrou-se com a música “Olhos Coloridos”, sucesso na voz de Sandra de Sá e com “Amigo de Nova York", interpretada por Emilio Santiago. “ Olhos Coloridos” foi também gravada na Inglaterra por Jim Capaldi.

Escutem:



Questões a serem analisadas para o PAS:
  • No que diz respeito às escolhas musicais, essas são especialmente importantes na fase da vida em que os jovens se encontram. As preferências musicais são referência para o conhecimento das pessoas, já que essas preferências revelam quem são e o que querem ou não ser. Assim, as escolhas nem sempre se ligam a critérios musicais, mas ao que a música representa para si ou para o grupo sociocultural em que se insere. Essa tendência é observada nas músicas das “tribos urbanas” formadas por adeptos do funk (Olhos coloridos, Macau, nas versões de Sandra de Sá e do grupo Funk como le gusta), do  rock (Raul Seixas e Móveis Coloniais de Acaju), da MPB (Chico Buarque e músicas da Ópera do Malandro).

  • O indivíduo compartilha valores, sentimentos, símbolos, ideias, representações sociais que tendem a influenciar suas ações, que colaboram para formação da identidade individual e coletiva. Como o encontro com a diversidade artística, cultural, étnica, religiosa e com as diferenças de orientação sexual e de gênero interfere na constituição dessa identidade? Como podemos constatar isso? A Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política, por exemplo, oferecem contribuições com as técnicas de entrevista, observação e pesquisa de campo. Parte dessas questões está contemplada nos filmes Atlântico negro na rota dos Orixás, de Renato Barbieri; Pro dia nascer feliz, de João Jardim; e Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de cá, de Silvio Tendler. As obras  A pele do lobo,  de Arthur de Azevedo;

  • Nas músicas populares, é comum encontrarmos uma parte que se repete, denominada refrão, como podemos observar em Cedo ou Tarde, Daqui pra frente, Pro dia nascer feliz, Olhos Coloridos e Eu nasci há dez mil anos atrás.

Bom galera, por enquanto é isso. Depois eu volto pra falar um pouquinho sobre o funk carioca e o kuduro, beleza?

Leiam os texto, ouçam as obras. Não deixem os concorrentes de vcs passarem na frente. Sejam vcs os primeiros lugares!

Beijos, 
qualquer dúvida me procurem.

Gelli




2 comentários:

  1. O item ta Correto x)
    Queria saber se vc tem link de download das musica do Funk Como Le Gusta.
    Ou se tem as musicas, pq eu quero '-'

    ResponderExcluir